Fique por dentro das vantagens do fomento comercial para a empresa

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Segundo estatísticas da Associação Nacional de Fomento Comercial (ANFAC), as operações relacionadas a essa atividade chegaram a 300 bilhões de reais entre 2016 e 2017. Afinal, por que será que o fomento comercial é tão importante assim?

Se viajarmos um pouco na história, o factor — que originou o termo factoring — tem suas origens no Império Romano. Era um agente comercial que tinha o propósito de prestar serviços, selecionar fornecedores e comprar créditos gerados pelas vendas.

No Brasil, o factoring só veio aparecer em 1968, mas tem conquistado a preferência de muitos gestores desde então.

Bom, para que você descubra o conceito e saiba se precisa buscar uma empresa de factoring, acompanhe a leitura e confira o que há de principal sobre o tema!

O que é o fomento comercial?

fomento comercial

Também chamado de fomento mercantil ou factoring, esse tipo de atividade é realizada por profissionais que adquirem os direitos creditórios. Isso possibilita uma liquidez imediata para os gestores que não dispõem de um capital grandioso.

Além de assumir os valores de cheques, duplicatas, cartões de crédito e demais recebíveis, o fomento engloba também a prestação de serviços complementares.

O nicho de mercado dos profissionais de fomento comercial abrange diversos públicos, por assim dizer, que vai desde microempresas até companhias maiores.

De maneira geral, as empresas que mais procuram esse tipo de atividade são aquelas com demandas sazonais, encomendas grandes, que desejam oferecer linhas de crédito alongadas ou, simplesmente, maximizar a oferta de produtos.

Como funciona na prática?

Vamos imaginar que você tenha uma boa demanda de vendas, só que, tendo em vista a atual situação financeira, boa parte dos seus clientes optam pelo pagamento a prazo.

Para que você veja a cor do dinheiro mais rápido, a oportunidade mais rentável é a do fomento, que fica com os recebíveis da empresa e repassa os valores por meio de juros mais baixos em relação aos bancos.

As operações podem ser tanto nacionais quanto internacionais. Sendo que o acordo jurídico firmado entre a empresa contratante e os profissionais de fomento segue as diretrizes do Código Civil.

Vale ressaltar que o factoring pode apresentar diversas modalidades distintas, de modo que as principais são:

  • convencional — a aquisição do direito de créditos;
  • trustee — prestação de serviço administrativo e financeiro;
  • maturity — administração das cobranças e contas;
  • matéria-prima — financiamento da compra de insumos essenciais à produção de produtos;
  • exportação — comércio de produtos para outro país por meio do fomento.

Quais são as principais vantagens do fomento comercial?

Tendo essa prévia noção do que se trata o fomento comercial, obviamente que você deseja saber se isso realmente vale a pena ou não para o seu negócio, certo?

Portanto, para que se tranquilize em relação a esse assunto, trouxemos abaixo alguns dos principais benefícios do factoring que podem ser essenciais para os seus resultados.

Facilita o recebimento antecipado das vendas

Como foi mencionado, o principal objetivo do fomento é antecipar os recebíveis, de modo que a empresa contratante não fique à mercê de longas prestações dos clientes para colocar as contas em dia.

Com isso, você consegue dispor de capital de giro para fazer o negócio caminhar tranquilamente, sem que haja desespero de fazer empréstimos abusivos por aí.

Com a parte das cobranças e recebimentos ajustados, fica mais simples realizar o planejamento de compras com os fornecedores. Além de possibilitar a previsão da demanda mensal de vendas e controlar o fluxo de caixa.

Tendo isso em vista, a empresa consegue manter a saúde financeira no lugar. Além de não correr tantos riscos com a falta de dinheiro para cumprir as obrigações a curto e longo prazo.

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Minimiza as burocracias

Você já deve ter visto ou ouvido histórias de gestores que recorreram aos bancos para suprir o capital necessário, mas que mergulharam em um mar de burocracias e tarifas bancárias elevadas, não é mesmo?

Pois bem, o fomento comercial é a uma tremenda solução nesse quesito. Considerando que as taxas apresentadas ao contratante são mais acessíveis.

As empresas de factoring agem diferente de muitas instituições financeiras por aí que dificultam o processo de liberação de dinheiro. Ou seja, a análise de crédito é mais rápida e você não precisa esperar horas no banco para resolver o seu problema.

Isso contribui consideravelmente para afastar burocracias desnecessárias, agilizar o processo e facilitar a tomada de decisão do planejamento estratégico.

Gera menos preocupação com inadimplência

Sabendo que o compromisso dos seus clientes com você passa a ser tratado diretamente com o factoring, isso ajuda muito a diminuir os prejuízos.

Quando é firmado um contrato de factoring, você não terá mais a tarefa cansativa de ficar cobrando os inadimplentes. E, com isso, seu planejamento não fica refém de determinado público.

As companhias especializadas em fomento comercial contam com ferramentas para obter informações seguras sobre o crédito dos seus clientes, sendo que perfis distintos dos devedores são construídos.

Inclusive, o factoring dispõem de uma autonomia maior quando se trata de cobrar os valores devidos, o que possibilita o recebimento até de faturas que estão mais atrasadas.

Constrói uma marca sólida no mercado

Não é segredo que buscar formas de empreender no Brasil leva um tempo para dar certo de fato, sendo que nem sempre o negócio fica ajustado de vez no começo.

No entanto, quando você consegue arrumar a casa para que os resultados positivos apareçam e o fluxo de caixa esteja em ordem, logicamente que a gestão da empresa se beneficia e muito.

Recorrer ao factoring é uma excelente maneira de desenvolver uma marca forte. Porque demonstrará que a empresa tem pleno controle sobre as finanças, algo que promove a estabilidade e atrai bons investimentos.

Isso é encarado de forma boa diante de fornecedores e demais interessados pelo seu negócio. Sem contar que isso impede a necessidade de alavancagens por meio de capital de terceiros.

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Ajuda na expansão da empresa

Ao terceirizar a sua preocupação com os recebíveis, naturalmente surge mais tempo para focar em outras questões. De modo que os gestores possam encontrar maneiras de fazer a empresa crescer.

O fomento comercial é o ingrediente que falta para o manjar da expansão. Uma vez que, com as finanças em dia, pode-se cogitar a compra de mais insumos, abertura de franquias, aumento do escopo de produtos etc.

A projeção de recursos financeiros ajuda diversos departamentos, o que leva à construção de novas formas de negócio e eleva o poder de barganha diante de clientes, fornecedores e concorrentes.

Além disso, o fomento impulsiona as vendas e faz com que as empresas tenham um diferencial competitivo. Pois, com o caixa positivo, torna-se possível pensar em soluções mais arrojadas.

Perceba a importância do fomento comercial no dia a dia do seu negócio, portanto, conte sempre com a expertise de profissionais capacitados nesse quesito e desfrute de bons resultados sem quaisquer preocupações.

Se bateu a curiosidade de saber um pouco melhor sobre esse assunto, então não perca a oportunidade e entre em contato com a gente para esclarecermos todas as dúvidas!

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